terça-feira, 1 de setembro de 2009

Como enviar corretamente um e-mail


Etiqueta na NET

Evite passar correntes e orações onde está especificado que se você não passar para 20 pessoas terá 5 anos de má sorte.


Fique sossegado.


As maldições não vem pela internet. Evite colocar seus amigos em situações constrangedoras.


Saiba que na web se você escreve o texto todo em CAIXA ALTA significa que você está gritando, portanto evite escrever usando somente maiúsculas.


Use este recurso somente quando quiser destacar algo.


Esteja sempre atento quanto ao tipo de brincadeiras e piadas usadas nos textos. Lembre-se que a pessoa que estiver lendo pode não entender da mesma maneira que você intencionou.


Já ocorreram inúmeros casos de desavenças em razão de uma brincadeira mal interpretada.


Quando for mandar um e-mail seja conciso. Ninguém tem tempo e paciência para ler textos imensos via e-mail. O importante é ser objetivo.


Lembre-se que o seu amigo é seu amigo e não de todo mundo, por isso quando for encaminhar um e-mail sempre retire o endereço de quem lhe enviou.

Quando for enviar e-mail para mais de uma pessoa procure usar o “Cco” mantendo em sigilo todos os endereços.


O ideal quando se envia um e-mail é destacar qual o assunto será abordado, assim quem o receber já saberá do que se trata antes mesmo de abrir. Ao responder faça o mesmo.


Quando o diálogo através do e-mail se estende por vários envios é aconselhável apagar as mensagens anteriores para que o corpo do e-mail não se torne infindável.


O ideal é deixar somente a última informação recebida para que se dê continuidade a ela. Também não é aconselhável apagar tudo.

O fato gerador tem que estar presente poupando, quem recebeu, de ter que ficar procurando o último e-mail recebido para se interar do assunto.


Lembre-se sempre que for escrever um e-mail, que você não é o único que manda e-mails ao destinatário, por isso descreva sucintamente o fato em foco evitando que o destinatário tenha que ficar “caçando” o assunto nos e-mails anteriores.


Evite utilizar emoticonsem conversas formais.


Se você quer colocar em seu e-mail uma assinatura, coloque uma não muito longa. Assinatura não é currículo.


Quando for enviar anexo lembre-se de que nem todo mundo utiliza banda larga. Um anexo pesado sendo aberto numa internet discada gratuita pode levar horas.


Agora comecem a praticar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário